Mapa do Acre
Único estado que teve a sua área comprada pelo Brasil, o Acre é muito rico em espécies animais e vegetais. O Acre fica na região amazônica e se desenvolveu com a exploração de produtos da floresta, principalmente da seringueira. O tronco desta árvore, quando sofre pequenos cortes, produz um suco chamado látex, que é usado para fabricar a borracha.
No século 19, a extração da borracha levou muita gente de outros lugares do Brasil para o Acre. Muitas dessas pessoas vieram dos estados do nordeste, por isto alguns hábitos alimentares são parecidos, como o de preparar a carne de sol. Na culinária se destacam também os peixes dos rios do Estado, como o Pirarucu.
O Acre é o maior produtor nacional de borracha e de castanha-do-pará. Ultimamente está explorando também outros produtos da floresta amazônica como uma fruta chamada açaí, medicamentos naturais e ingredientes para a indústria de cosméticos.
Capital Rio Branco
Os índios yawanawa, por exemplo, colhem as sementes de uma planta corante chamada urucum para exportar para os Estados Unidos.
Índios Yawanawa
Na última década, as pessoas têm percebido como é importante preservar a floresta, mas em algumas áreas o desmatamento ainda é muito grande.
O estado tem muito o que melhorar na área da saúde. O número de médicos é baixo para atender a toda a população; existem quase 8 médicos para cada 10 mil habitantes. Isso acontece porque é difícil atrair médicos das grandes cidades para o interior.
Algumas áreas, como a serra do Moá são tão difíceis de chegar que todo contato com o resto do mundo só pode ser feito por barco, seja para trazer alimento ou para enviar uma carta. Entre novembro e junho, quando as chuvas estão mais fortes, até o transporte entre as maiores cidades tem de ser feito pelos rios. Nessa época, por exemplo, é impossível ir de carro da capital, Rio Branco, para Cruzeiro do Sul, no noroeste do estado. A única rodovia a BR 364, fica toda alagada. Os riso mais usados para a navegação são o Juruá, Tarauacá, o Embira e o Moa.
DADOS GERAIS:
Habitantes: Acreano.
População: 557.526
Capital: Rio Branco
Área: 152.522 Km quadrados
Clima: Equatorial
Vegetação: Floresta Amazônica
Rios Principais: Juruá, Purus, Xapori, Tarauacá, Murru, Embira e Acre.
Relevo: Depressão na maior parte do território e planície estreita ao norte
Ponto mais alto: Serra do Divisor, com 609 metros.
BANDEIRA:
Como na bandeira do Brasil, na bandeira do Acre as cores verde e amarela simbolizam as matas e as riquezas minerais.
A estrela vermelha representa os brasileiros que morreram em lutas
contra os bolivianos pelas terras que hoje formam o Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário