domingo, 4 de maio de 2014

ESTADO DE ALAGOAS









O primeiro presidente da Republica do Brasil, que foi o marechal Deodoro de Fonseca, ele veio deste estado do nordeste.


 Salinas do Maragogi


Localizado na região nordeste, o estado de Alagoas  tem bonitas paisagens de litoral, mar, mangue e lagoas, e por isso o turismo cresceu muito no local.  Além das belezas naturais, outra atração para os turistas é o artesanato, em que se destacam os trabalhos de renda. 


 Artesanato - Renda

 
A capital, Maceió, é uma das cidades mais visitadas no nordeste por causa de sua história e de suas belas praias.  Por isso, a população de 797.000 habitantes triplica nas épocas de férias escolares.  Alagoas é o estado que tem a maior plantação de cana-de-açúcar do nordeste.  Os canaviais ocupam áreas que vão do litoral até o interior. Outros produtos agrícolas também são importantes, como algodão, o fumo, a mandioca, o milho e o coco.  Na indústria os setores de destaque são os de produtos químicos, acúcar e álcool, cimento e alimentação.  A extração de sal, gás natural e petróleo são outras fontes de renda.  



Maceió


Além da capital, as cidades mais populosas são Arapiraca, Palmeira dos Índios, Rio Largo e União dos Palmares.  O grande problema de Alagoas e mortalidade infantil.  A cada mil crianças que nascem, sessenta e quatro morrem antes de completar 1 ano de vida.  Em todo o Brasil é o Estado em que esse problema é mais grave.

DADOS GERAIS:

Habitante: alagoano.
População: 2.822.621 hab.
Capital: Maceió.
Área: 27.818,50 Km quadrados.
Clima: Tropical
Vegetação: Floresta tropical, mangues litorâneos e caatinga.
Rios principais: São Francisco, Mundaú, Paraíba do Meio
Relevo: Planície Litorânea.  Planalto no Norte e Depressão no Centro.
Ponto mais Alto: Serra Santa Cruz (844m)


BANDEIRA:




O brasão representa as primeiras cidades alagoanas que foram Porto Calvo e Penedo e as riquezas do Estado como cana e algodão.  As cores das faixas simbolizam liberdade, igualdade e fraternidade, em referência a bandeira da França.










Nenhum comentário:

Postar um comentário